CulturaDESTAQUE

Teatro Amazonas concorre ao título de Patrimônio Mundial da Unesco

A candidatura do teatro Amazonas, em Manaus, e do teatro da Paz, em Belém, ao título de Patrimônio Mundial da Unesco avança com a oficialização da proposta. O reconhecimento internacional busca destacar o valor histórico, cultural e arquitetônico dos teatros, símbolos do Ciclo da Borracha.

O dossiê, elaborado por um grupo técnico liderado pelo Iphan e órgãos estaduais e municipais, será analisado pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por 23 países. A proposta enfatiza a autenticidade e a importância dos teatros como marcos da influência europeia na Amazônia, aliados a características locais.

A diretora do Teatro Amazonas, Elizabeth Cantanhede, destaca que o reconhecimento reforça o papel do teatro na cultura amazonense. Já Andrey Schlee, do Iphan, ressalta que a candidatura valoriza a diversidade do patrimônio cultural brasileiro.

Atualmente, o Brasil tem 23 bens culturais na lista da Unesco, incluindo Ouro Preto, Olinda, Salvador, Brasília e o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro. Caso aprovados, os teatros amazônicos se juntarão a esse seleto grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *