Sabá Reis recebe Medalha do Mérito Ruy Araújo e é ovacionado na Assembleia Legislativa do Amazonas
Na manhã desta segunda-feira (20), o ex-secretário de limpeza pública de Manaus, Sabá Reis, recebeu da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a Medalha do Mérito Ruy Araújo, que é considerada a maior comenda concedida pelo Legislativo Estadual. Durante a cerimônia, Sabá foi ovacionado pelo público.
A comenda foi concedida conforme aprovação, por unanimidade, do Projeto de Resolução 30/2022, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos, subscrita pelos deputados Tony Medeiros, Belarmino Lins, Alcimar Maciel, Dermilson Chagas, Dr. Gomes, Fausto Júnior, Serafim Corrêa, Alessandra Campêlo, Therezinha Ruiz e Joana D’arc. O deputado Roberto Cidade presidiu a sessão de homenagem, que ocorreu no Plenário Ruy Araújo, na sede do Poder.
Vale ressaltar que o prefeito David Almeida, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, e o presidente estadual do Partido Liberal (PL), Alfredo Nascimento, também estiveram presentes na homenagem.
Atualmente, Sabá é o nome mais cogitado para compor a chapa de reeleição do governador Wilson Lima (União Brasil), que será indicado pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
Formado em Serviço Social, Sabá Reis foi vereador e sete vezes deputado estadual. Ele foi responsável pela implantação e consolidação de importantes projetos sociais, entre eles, a Escola Fazenda Esperança, a Casa do Migrante, Centros de Atendimento Social, Mãe Social, Casa do Folclore, Central de Atendimento ao Cidadão “Ray Souza”, Criança Urgente, Casamento Coletivo, SOS Funeral.
Com 67 anos, os primeiros passos da vida pública de Sabá foram dados em 1982, quando foi eleito vereador por Manaus. Cinco anos depois, em 1987, assumiu pela primeira vez a cadeira na Aleam, onde exerceu cinco mandatos consecutivos de deputado estadual. Ele foi o primeiro secretário da Mesa Diretora e líder do PR na Aleam de 2009 a 2011.
Foi, por duas vezes, o secretário de Ação Social do Estado e do Município, e presidente do Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (Iebem), nos governos de Gilberto Mestrinho e Alfredo Nascimento, respectivamente. Em 2014, Sabá Reis foi eleito deputado estadual do Amazonas pelo Partido da República, integrando a 18• Legislatura de 2015 a 2018.
A responsabilidade social é uma das características marcantes de sua carreira política e da sua vida pessoal. Além da valorização dos interesses coletivos e respeito ao bem-público. É um dos fundadores do bairro da União.
De 2011 a 2014, foi convidado pelo então Ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, para comandar a Superintendência da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), colocando em operação mais de 40 portos no Estado do Amazonas, em dos portos de Caracaraí (RR) e Caí N’Água (RO). A frente da Ahimoc, integrou o Conselho de Administração da Companhia Docas do Maranhão (Consad/Codomar).
Em 2021, foi convidado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para o comando da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Na Semulsp, deu uma nova cara para a cidade de Manaus, tanto na limpeza dos igarapés, de rios, avenidas e ruas da capital, quanto na revitalização de praças e demais espaços públicos, além de humanizar os cemitérios da cidade.