Prefeito de Manaus, David Almeida anuncia reforma administrativa para ampliar serviços municipais
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (10) uma reforma administrativa em sua gestão, com o objetivo de ampliar e melhorar a estrutura dos serviços públicos oferecidos à população. O anúncio foi feito durante a abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura (2025-2028) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde ele leu a Mensagem Governamental.
Segundo Almeida, a reforma trará a criação de novas estruturas e a ampliação de algumas já existentes para atender melhor as demandas da cidade. “Até essa semana, eu envio uma mensagem governamental de uma reestruturação, uma reforma administrativa. Dentro dessa reforma, nós temos algumas estruturas que serão criadas, outras serão ampliadas, e dessa forma, a gente quer melhorar nossas estruturas para melhor servir a população”, declarou.
Entre as principais mudanças, a atual Fundação Manaus Esportiva será transformada em uma secretaria, que também contará com uma subsecretaria para fortalecer as políticas esportivas da cidade. Outro órgão que receberá melhorias estruturais é a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMSEG), que atualmente conta com apenas 18 servidores comissionados. “Vamos precisar aumentar essa estrutura devido aos grandes aportes de investimentos que vamos ter”, explicou Almeida.
A Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) também passará por reestruturação, reduzindo a terceirização de serviços para diminuir custos e fortalecer a produção interna de comunicação institucional. “Vamos deixar de terceirizar serviço porque sai muito caro, para que a gente possa fazer os serviços dentro da SEMCOM”, ressaltou.
Almeida também anunciou melhorias para a Defesa Civil, que será expandida para garantir maior eficiência nas respostas a emergências e desastres naturais na capital amazonense. “São essas [mudanças], mas tem muito mais”, adiantou o prefeito, sem entrar em detalhes sobre outras medidas que poderão ser implementadas.
A reforma administrativa faz parte do compromisso da gestão municipal em otimizar a prestação de serviços e garantir maior eficiência na administração pública. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal de Manaus ainda nesta semana, onde será analisada pelos vereadores.