Governo anuncia plano de ação para enfrentar estiagem no AM
O governador Wilson Lima lança nesta terça-feira (12), plano de ação da ‘Operação Estiagem 2023’ com medidas de assistência aos municípios afetados, incluindo o abastecimento de água, distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e fomento para produtores rurais.
De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, o verão amazônico seca os rios rapidamente além de favorecer as queimadas em vegetação e a fumaça que atinge os municípios e a capital. O órgão ainda explica que isso tudo é devido à influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva.
A Defesa Civil esclarece que a estiagem deste ano vai ser mais prolongada e mais intensa, comparada a anos anteriores. Durante a seca, o dia a dia de comunidades ribeirinhas é afetado em diferentes aspectos e surgem pontos críticos nos rios, com obstáculos para a navegação como pedras, troncos e bancos de areia.
Em agosto, a Marinha do Brasil restringiu a navegação em alguns pontos críticos do Amazonas durante o período noturno por causa da seca que atinge os rios do Estado.
Com isso os prejuízos, principalmente no interior do Estado, se acentuam. A vazante leva dificuldades às comunidades ribeirinhas afetando o trabalho de agricultores, o transporte de mercadorias e de alimentos principalmente, às comunidades isoladas.
Segundo a Defesa Civil, a seca dos rios atinge 32 cidades. Quatro municípios estão em situação de emergência, 15 em estado de alerta e 13 em atenção.
***Plano será lançado nesta terça-feira (12), na sala de imprensa da Sede do Governo do Amazonas