DESTAQUEMunicípio

Conheça os jurados que vão avaliar o Festival Folclórico de Parintins 2025

A Prefeitura de Parintins divulgou nesta quinta-feira (26) os nomes dos jurados responsáveis por avaliar a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso no 58º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo. A comissão julgadora será composta por 10 especialistas, divididos em três blocos temáticos: Comum/Musical (Bloco A), Cênico/Coreográfico (Bloco B) e Artístico (Bloco C), além de um presidente da comissão.

Neste ano, 21 itens serão avaliados, conforme o regulamento oficial do festival. A presidência da Comissão Julgadora está a cargo do antropólogo João Francisco Kleba Lisboa, professor e pesquisador com atuação voltada aos direitos dos povos indígenas e com vasta experiência em análise cultural.

 

Bloco A – Comum/Musical:
Responsável por avaliar itens musicais e de execução geral, o Bloco A é composto por:

Amanda da Viega Santos: Flautista, educadora musical e pesquisadora, atua em projetos de valorização da música brasileira e das tradições orais.

Marcos dos Santos Moreira: Professor da Universidade Federal de Alagoas, é pesquisador em musicologia e fundador do Festival de Música de Penedo.

Potiguara Curione Menezes: Compositor e arranjador, tem experiência em forró, samba e música instrumental, além de atuar como professor e jurado de festivais.

 

Bloco B – Cênico/Coreográfico:
Avalia aspectos visuais e performáticos dos espetáculos:

Leonardo Silva Flôres: Ator, professor e doutorando em Artes Cênicas, desenvolve trabalhos voltados para expressão corporal, gêneros e inclusão.

Hylnara Anny Vidal Oliveira: Atriz e cineasta, com atuação nas áreas de teatro, cinema e performance, com foco em identidades culturais e sociais.

Matheus Foster Dias: Performer e coreógrafo, com experiência em teatro-dança e carnaval, já atuou como jurado de festivais no Amazonas.

 

Bloco C – Artístico:
Analisa os elementos simbólicos e estéticos das apresentações:

Adriano Azevedo Gomes de Leon: Professor da UFPB e pesquisador de antropologia do gênero e cultura popular, com ênfase em quadrilhas juninas.

Guilherme Marcondes do Santos: Professor da UFRJ, atua em pesquisas sobre arte, negritude e patrimônio cultural.

Joana Ramalho Ortigão Correa: Antropóloga e ativista cultural, com trabalhos voltados para culturas populares, patrimônio e rituais tradicionais.

 

Avaliação técnica e imparcialidade
A seleção dos jurados leva em consideração a experiência profissional e acadêmica dos avaliadores, buscando garantir imparcialidade e conhecimento técnico. A atuação da comissão é essencial para garantir a lisura do julgamento, que define o vencedor de uma das maiores manifestações culturais do Brasil.

A cidade de Parintins, localizada a 369 quilômetros de Manaus, já está preparada para receber turistas, torcedores e visitantes que lotarão o Bumbódromo nos três dias de espetáculo. Garantido e Caprichoso prometem grandes apresentações em mais uma disputa histórica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *