Governo do Amazonas forma 200 novos soldados do Corpo de Bombeiros e reforça segurança no estado
O governador Wilson Lima comandou nesta sexta-feira (06/12) a formatura de 200 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), marcando o retorno dos concursos públicos para a corporação após mais de 10 anos. A turma, formada por meio de concurso realizado em 2023, foi incorporada ao programa Amazonas Mais Seguro, que visa reforçar a segurança pública com mais recursos humanos.
O comandante do CBMAM, coronel Muniz, destacou que os novos bombeiros já estão atuando em diversas operações, como no combate a incêndios no sul do Amazonas, e que muitos já passaram por especializações, como a de mergulhadores. “A maior beneficiária dessa expansão de efetivo é a sociedade, que conta com uma corporação mais qualificada e robusta”, afirmou o coronel. Ele também mencionou que o investimento em viaturas e equipamentos superou os R$ 10 milhões e que a presença do Corpo de Bombeiros será ampliada em municípios do interior, como Humaitá, Apuí e Manicoré.
O secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Vinicius, enfatizou o impacto positivo do programa Amazonas Mais Seguro, que permitiu a realização do concurso e a convocação de mais de 1.700 profissionais. “Esse trabalho só é possível graças a um planejamento feito há quatro anos, com o lançamento do programa e investimentos contínuos em equipamentos e infraestrutura”, disse Marcos Vinicius. Ele também mencionou que o governo está preparando novos chamamentos para 2025, buscando expandir ainda mais a capacidade da segurança no estado.