AmazonasDESTAQUE

Defensoria Pública do Estado do Amazonas alerta sobre o aumento de crimes sexuais contra mulheres durante o carnaval

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), alerta sobre os crimes sexuais contra mulheres, especialmente após o aumento de denúncias durante o carnaval de 2023. Em 2024, o canal “Disque 100” registrou um aumento de 38% nas denúncias em relação ao ano anterior, somando 73 mil registros.

Entre as principais denúncias, a violação de direitos das mulheres representa mais de 20% dos casos recebidos, com grande parte proveniente do serviço Ligue 180, que é administrado pelo Ministério das Mulheres. Esse aumento reflete a crescente conscientização das vítimas sobre a importância de denunciar os abusos.

A Defensoria orienta sobre os tipos de crimes sexuais, como assédio, abuso e estupro, e reforça a importância de um atendimento especializado e acolhedor às vítimas, garantindo seus direitos e segurança jurídica. A denúncia pode ser feita de forma anônima e sem custos por meio dos canais Disque 100 e Ligue 180.

A DPE-AM reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres e incentiva a sociedade a se conscientizar sobre a importância de denunciar e apoiar as vítimas. A denúncia é essencial para responsabilizar os agressores e promover um ambiente mais seguro e justo para as mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *