Supremo julga primeiros réus pelos atos de 8 de janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje (13/09) o julgamento dos primeiros réus acusados de envolvimento nos atos de violência ocorridos em 8 de janeiro. A sessão está marcada para começar às 9h30 (horário de Brasília).
Nove meses após os episódios de depredação dos edifícios das três esferas de poder, o tribunal traz à justiça os réus Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro.
Todos eles foram detidos no dia dos ataques e enfrentam acusações que incluem tentativa de derrubada violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada e dano ao patrimônio público com uso de substâncias inflamáveis. Somadas, as penas possíveis chegam a 30 anos de prisão.
Cada réu será julgado individualmente. A sessão começará com o relator das ações penais, ministro Alexandre de Moraes, fazendo a leitura do resumo de cada processo. Em seguida, a Procuradoria-Geral da República (PGR) fará a acusação, e os advogados dos acusados terão uma hora para apresentar suas defesas.
Após as manifestações, o processo de votação terá início, com nove ministros, incluindo Moraes e o ministro revisor, Nunes Marques, previstos para emitir seus votos.