Guarda Municipal de Manaus inicia capacitação para uso de armamento longo
A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), realizou na terça-feira (2) um curso de capacitação para membros da Guarda Municipal de Manaus (GMM) no uso de armamento longo. A primeira turma, composta por dez agentes, foi treinada no manuseio de armas calibre 12. O curso ocorreu no Clube de Tiro Juliet Papa, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da cidade.
O secretário da Semseg, Alberto de Siqueira, destacou que a reestruturação da Guarda Municipal, promovida pela gestão do prefeito David Almeida, está sendo conduzida de forma técnica, visando capacitar a corporação para o uso adequado e seguro do armamento e munição adquiridos, especialmente no atendimento de ocorrências.
“Não basta adquirir armamento, é essencial que os agentes sejam habilitados para usá-los. Atualmente, eles estão sendo treinados no manuseio da espingarda calibre 12, uma arma extremamente versátil que pode utilizar tanto munição letal quanto não letal, como balas de elastômero ou de borracha. Isso aumentará a capacidade técnica e operacional dos guardas, proporcionando mais segurança à população e aos próprios agentes”, afirmou o secretário.
Além dos atuais guardas municipais, os 200 novos membros da corporação, aprovados no concurso público deste ano, também serão capacitados para o uso desse tipo de armamento, conforme previsto no edital do certame.
“Os 200 novos guardas, cujo curso de formação começa em agosto, já estão cientes da previsão de uso de armas. No próprio curso de formação, uma das disciplinas será armamento e tiro. Eles receberão um treinamento completo, saindo capacitados para utilizar todo o armamento disponível”, acrescentou o secretário.
O instrutor João Paulo Elvas, investigador da Polícia Civil do Amazonas, explicou que o curso abrange desde o conhecimento completo do armamento, passando pelo manuseio, recargas e tiro. “Estamos construindo o conhecimento desde o início, abordando o funcionamento da arma, a forma correta de manuseá-la, postura e fundamentos de tiro. Diversos exercícios serão realizados, incluindo recargas táticas, emergenciais e seletivas, garantindo que os agentes manuseiem a arma de forma segura e correta, devido ao seu grande poder de fogo”, explicou o instrutor.
O principal uso do armamento calibre 12 pela Guarda Municipal será para o controle de multidões.