Sistema Paredão ajuda a recuperar mais de 1.100 veículos e prender dezenas de criminosos no Amazonas
O uso do Sistema Paredão tem elevado a eficiência das forças de segurança no Amazonas, especialmente na capital e em cidades do interior.
Entre janeiro e setembro de 2025, o sistema auxiliou na recuperação de 1.103 veículos roubados, com mais de 650 recuperações diretamente relacionadas à tecnologia de câmeras inteligentes e reconhecimento facial.
Desde julho, viaturas equipadas com câmeras inteligentes recuperaram 43 veículos — 39 em Manaus e 4 no interior.
Além disso, o sistema ajudou a identificar 48 pessoas que foram presas após alertas recebidos pelas forças policiais. A articulação entre Polícia Civil, Polícia Militar e o monitoramento urbano tem sido fundamental para acelerar investigações, principalmente em casos de grande repercussão.
No início de outubro, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) conseguiu identificar, por meio do Paredão, os veículos usados em um homicídio ocorrido em um centro comercial da zona oeste de Manaus.
A rápida identificação possibilitou a prisão de dois suspeitos. Em outro caso, a tecnologia foi essencial para prender três indivíduos envolvidos em um roubo a uma cafeteria na zona centro-oeste da cidade.
O sistema, implantado em 2021, conta com mais de 650 câmeras fixas, 400 câmeras em viaturas para leitura de placas e 254 câmeras de reconhecimento facial distribuídas em totens. Esses equipamentos permitem identificar veículos irregulares e suspeitos em tempo real, contribuindo para ações preventivas e repressivas.
Além da tecnologia, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão em segurança pública, incluindo a convocação de 2,8 mil novos servidores, fortalecendo a estrutura das forças policiais em todo o estado.