TSE deve cancelar 72,7 mil títulos de eleitor no Amazonas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve cancelar 72.743 títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições no Amazonas sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias.
Em Manaus, o número de eleitores e eleitoras passível de cancelamento da cédula de votação é 45.852. Em todo o Brasil, mais de 5 milhões de títulos podem ser cancelados. De acordo com dados do TSE, das 76.510 pessoas no Amazonas que deixaram de votar nos três últimos pleitos (neles incluídos os dois turnos eleitorais do ano passado em Manaus), 3.373 regularizaram a pendência.
O prazo para regularizar a situação do título se encerrou na segunda-feira (19). Esses eleitores, contudo, ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento.
Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo.
O TSE informa ainda que o cancelamento não será comunicado individualmente. O eleitor pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE.
“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, alerta a Justiça Eleitoral. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título”.
A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.