DESTAQUEEducação / Tecnologia

Prefeitura lança 40 mil vagas para o programa Bolsa Universidade

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou na manhã desta quarta-feira (17) o edital do Programa Bolsa Universidade 2026, com 40 mil vagas em instituições de ensino superior. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (22/09) e vão até o dia 2 de setembro, com bolsas que variam de 50% a 100% conforme critérios de idade, escolaridade e renda dos candidatos.

As universidades que firmaram parceria com a prefeitura são Faculdade Boas Novas; Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); Esbam; Estácio; Faculdade Regional do Amazonas (FAM); Fametro; Fucapi; Faculdade do Amazonas (IAES); Martha Falcão; Nilton Lins; Santa Tereza; Uninorte e Unip.

Durante os quatro anos de sua gestão, o prefeito David Almeida afirmou que já foram mais de 200 mil bolsas ofertadas e que esse ano são mais de 40 mil.

“São 73 cursos de nível superior, 27 de bacharelado, 8 de licenciatura e 28 de tecnólogos. E hoje, neste evento, nós estamos abrindo 25 mil oportunidades para que vocês possam nos ajudar a divulgar este acontecimento, que é o lançamento do Bolsa Universidade”, disse o prefeito.

David Almeida explicou que das 40 mil vagas, as mais acessadas são as 25 mil que têm um desconto maior. Ele afirmou que há uma intenção do executivo em ampliar essas bolsas.

“E nós estamos hoje dando oportunidades para 25 mil pessoas, (3:03) bolsas de 100% e bolsas de 75%, que podem ser conversadas. Inclusive, eu falava aqui particularmente com o Executivo da Universidade, nós queremos aumentar exponencialmente a capacitação, ampliar o incentivo da Prefeitura, para que nós possamos criar mais bolsas de 100%. Porque, infelizmente, temos pessoas que nem os 25% podem pagar”.

O prefeito destacou a importância da parceria para capacitar mais pessoas na cidade.

“Esses alunos estarão formando, com graduação e assim estarão se qualificando para melhor servir a população da cidade de Manaus. É uma alegria muito grande poder estar aqui e dizer para vocês que eu conheço pessoas que se formaram com o bolso da Universidade. A minha esposa se formou com a bolsa de 75% pelo Bolsa Universidade, quando ela se formou ela ainda nem era minha esposa”, disse Almeida.

Critérios

O diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Aurilex Moreira, informou que para se inscrever a população deve preencher a inscrição atendendo aos critérios sociais previstos na lei.

“A pessoa que tem baixa renda ela será favorecida pelo sistema, a pessoa que não tem um nível superior sairá com grandes chances. Também temos mais de 2 mil vagas destinadas ao público PCD, mais de mil vagas destinadas ao público de idosos e mais de 27 mil vagas destinadas para ampla concorrência”, disse.

Ele ressaltou que uma das dificuldades é atingir o público com a informação sobre as bolsas e que a maioria se inscreve para as vagas de 100%, mas ainda há uma limitação na oferta integral.

“Logicamente quem acessa o sistema ele tem total interesse no programa de 100%, e logicamente a gente não tem condições de atender todo o público com 100%. Na verdade é a menor do quantitativo de vagas em função do que são forças incentivadas com incentivos. Então a gente tem essa possibilidade e às vezes o aluno entra, se inscreve e contempla 75%. E falando aqui o que o prefeito falou, às vezes o 25% também fica pesado para aquele aluno, para aquela família. Então são essas dificuldades, mas está sendo reconstruído”.

Questionado sobre quanto de investimento a prefeitura realiza para ter a parceria com as universidades, o diretor da Espi explicou que não há aplicação de recurso público, mas descontos em impostos.

“Não há investimento. A gente não faz repasse para as universidades. O programa é com bolsas incentivadas. O que temos é abatimento em impostos que já existe, abatimento de juros. Cada um é negociado individualmente com as faculdades”.

Inscrição

O prazo é do dia 22 de setembro ao dia 2 de outubro pelo site sgbu.manaus.am.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *