Políticos do Amazonas reagem a ala sobre conservadores em desfile com homenagem a Lula
Políticos do Amazonas utilizaram imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) para expressar sua insatisfação com a ala ‘Neoconservadores em conserva’, apresentada no Carnaval do Rio de Janeiro. A reação negativa veio após a ala satirizar o conservadorismo, gerando discussões acaloradas nas redes sociais e na Câmara Municipal de Manaus.
Nas redes sociais, o prefeito de Manaus, David Almeida, compartilhou nos stories uma imagem em que ele, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Isabelle Fontenelle Almeida, aparecia dentro de uma lata de conserva com a frase no rótulo: “Somos uma família conservadora baseada nos princípios cristãos”.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o vereador Raiff Matos (PL) condenou a ala da escola de samba carioca por satirizar o conservadorismo. O parlamentar também publicou uma imagem gerada por IA de sua família “enlatada”.
“Em rede nacional, milhões de brasileiros acompanharam a representação que retrata conservadores evangélicos de forma pejorativa. E a gente precisa falar com equilíbrio e firmeza: democracia não é apenas liberdade de expressão, é também respeito à liberdade religiosa”, declarou.
O vereador Capitão Carpê (PL) também criticou a ala, questionando o ato como um “deboche com os valores da família”.
“Para coroar a baixaria do desfile que homenageou Lula, não poderia faltar ataque aos valores conservadores da família. Desrespeitar isso é desrespeitar a religião e grande parte do povo brasileiro”, afirmou.
Em crítica à escola, Coronel Rosses (PL) salientou que “colocar famílias e cristãos em latas de conserva durante um desfile não é arte” e atribuiu à esquerda os ataques aos conservadores.
“Para mim é desumano. É chacota com a fé de milhões de brasileiros. Infelizmente, esse tipo de atitude de diminuir, de menosprezar e de ridicularizar as famílias, os evangélicos, é típico da esquerda. Tudo isso justamente em um ano eleitoral e em um desfile que ainda homenageia um presidente condenado por corrupção”, declarou.
Apoiadores e cristãos evangélicos do estado do Amazonas também participaram do movimento que condenou a escola carioca, criando imagens com ajuda de IA e publicando as montagens em suas redes sociais.
O desfile da Acadêmicos de Niterói
A GRES Acadêmicos de Niterói estreou no Carnaval do Rio de Janeiro, no domingo (15), com uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação foi a primeira a se apresentar.
Dentre as alas apresentadas, a “Neoconservadores em conserva” representou um grupo de oposição ao presidente Lula e trazia foliões vestidos com fantasias de latas de conserva, com rótulos de “família em conserva” e imagens associadas a pessoas do agronegócio, classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos.

