PF rastreia no AM elo de fraude em licitações para obras na BR-156
A operação da Polícia Federal que investiga fraudes milionárias em licitações para obras na BR-156, no Amapá, busca descobrir tentáculos no Amazonas. Deflagrada nesta terça-feira (22), a Route 156 apura contratos que somam mais de R$ 60 milhões, com indícios de trapaça no “caráter competitivo” de pelo menos quatro pregões eletrônicos e omissão de fiscalização no DNIT/AP. Foram cumpridos mandados em quatro estados, incluindo o Amazonas. A PF recolheu provas e bloqueou R$ 8 milhões dos envolvidos.
Alvo – Segundo suplente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o empresário Breno Barbosa Chaves Pinto foi alvo da Polícia Federal na operação que apura os desvios no DNIT do Amapá. Ambos são do União Brasil.
Apreensões – Na ação, a PF apreendeu armas, carros de luxo, joias e obras de arte. Os investigados podem responder por fraudes, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O superintendente do DNIT no Amapá foi afastado temporariamente.
Portfólio – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) reúne até o próximo dia 28 de julho contribuições da comunidade científica universitária que vão compor um portfólio de ações alinhadas aos eixos temáticos da COP 30.
Encontro – O material será consolidado nos dias 19 e 20 de agosto, em evento pré-COP sediado pela Ufam, com presença do embaixador André Lago, presidente da Conferência no Brasil, e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Protagonismo – A ideia é posicionar a ciência produzida na Amazônia como ativo estratégico nas metas climáticas brasileiras. A contribuição da região reúne décadas de investimento em pesquisa, ensino e extensão, com cerca de 500 programas de pós-graduação atuando em temas como floresta, urbanização e mudanças climáticas.
Proibição – Manaus agora proíbe, por lei, a presença de crianças e adolescentes em estabelecimentos que comercializam produtos com conotação sexual ou erótica. A Lei nº 3.527/2025, de autoria do vereador Raiff Matos (PL), foi sancionada neste mês e já está em vigor.
Aviso – O texto também obriga os locais a afixarem avisos com canais de denúncia ao Conselho Tutelar e à Promotoria da Infância. A medida reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente e busca conter a exposição precoce à sexualidade.
Caravana – Em ritmo acelerado durante o recesso parlamentar, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) está em caravana pelo rio Solimões. No fim de semana, passou por Jutaí e Fonte Boa – oitava e nona paradas de um giro que deve alcançar 21 municípios até 3 de agosto.
Violência – Em Jutaí, ele ouviu relatos alarmantes sobre violência na comunidade Copatana, onde moradores dizem viver como “prisioneiros”, por causa da atuação livre de criminosos armados.