Nova vacina contra a Influenza já está disponível em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta segunda-feira, 3 de novembro, à campanha de vacinação contra a Influenza. A abertura oficial ocorreu na Policlínica Castelo Branco, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
A campanha tem como público-alvo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além de outros 17 grupos considerados mais vulneráveis à doença. A meta da Semsa é imunizar 439.396 pessoas, sendo 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, o equivalente a 90% da população estimada nesses três grupos. Nos demais grupos, espera-se alcançar 306.249 pessoas.
“É muito importante que esses grupos estejam vacinados porque eles têm maior vulnerabilidade de adoecer, agravar, hospitalizar e até ir a óbito. Por isso são priorizados na vacinação.”
A vacina estará disponível em 174 salas de vacinação espalhadas pela cidade, algumas com funcionamento estendido até às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A estratégia inclui também a busca ativa por meio de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além de atendimento domiciliar para pessoas acamadas, mediante agendamento por telefone — os números estão disponíveis nas redes sociais da Semsa.
Isabel Hernandes também esclareceu dúvidas comuns da população:
“Quem está gripado, se tiver apenas coriza e tosse, pode tomar a vacina. O que pedimos é que adiem a vacinação em caso de febre ou diagnóstico recente de Covid.”
A campanha segue até o dia 8 de fevereiro, mas a orientação é que os cidadãos se vacinem o quanto antes, para garantir proteção antes da intensificação das chuvas.
Além da vacina contra Influenza, a Semsa prevê a chegada da vacina contra bronquiolite, destinada exclusivamente às gestantes, na segunda quinzena de novembro.
Durante a campanha, muitos idosos demonstraram entusiasmo e consciência sobre a importância da imunização. Seu Julio Eurico, de 72 anos, disse que quando soube que a campanha começaria hoje, veio logo reforçar a sua dose

