CidadeDESTAQUE

Manaus pioneira: Wilson Lima e David Almeida firmam parceria para adquirir ônibus ecológicos

Em mais uma ação que demonstra a sintonia entre o Governo do Estado do Amazonas e a prefeitura de Manaus, o governador Wilson Lima (UB) anunciou o repasse de R$ 34,9 milhões do Governo do Estado para a Prefeitura adquirir 12 ônibus elétricos, que não emitem poluentes no ar.

No Brasil, Manaus é uma das cidades pioneiras, além de Curitiba, que se mobiliza para implementar a frota de ônibus elétricos no transporte público.

Ônibus

Os veículos elétricos serão incorporados à frota do transporte público municipal. Serão 10 ônibus elétricos com capacidade para 75 passageiros e outros dois coletivos com capacidade para 150 pessoas. O convênio foi formalizado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e tem valor global de R$ 35,4 milhões, incluindo contrapartida da prefeitura.

Parceria contínua

Em seu discurso, o prefeito David Almeida exaltou a parceria com Wilson e voltou a lembrar que a união sem vaidades entre eles culmina em bons serviços prestados à população.

“A parceria com o Governo do Estado está nos possibilitando avançar ainda mais. Nós temos muito a fazer por essa cidade, e essa parceria está sendo feita através do governador Wilson Lima”, disse o prefeito, ao destacar que governos anteriores não investiram na capital do estado.

Compromisso Ecológico: Race To Zero

O projeto para obtenção de ônibus elétricos é baseado nas metas que o Governo do Amazonas firmou por meio da iniciativa Race to Zero, que reúne governos nacionais, empresas e instituições que se comprometem a zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. Ela também é baseada na Trajetória Estadual de Descarbonização, um estudo técnico do Estado que reúne um conjunto de medidas necessárias para redução de emissões.

Os primeiros ônibus elétricos irão passar por um estudo comparativo, por meio da Prefeitura, no intuito de quantificar o benefício financeiro e ambiental do investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *