Lula: ‘o Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil’, afirma após ameaças venezuelanas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que Nicolás Maduro, reeleito na Venezuela, “não é um problema” para o Brasil. Em entrevista à RedeTV! realizada na última quarta-feira (6) e transmitida no domingo (10), Lula afirmou que Maduro é uma questão interna venezuelana e que o povo da Venezuela deve decidir o futuro de seu líder.
Lula vinha evitando tratar publicamente da relação com Maduro após uma série de ações do governo venezuelano contra o Brasil. Ao responder ao senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que perguntou se o momento seria de “ignorar” Maduro, Lula reafirmou sua posição de focar no Brasil: “Eu quero que a Venezuela viva bem, que eles cuidem do povo com dignidade. Eu vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida dele, o povo venezuelano cuida do Maduro, e eu cuido do Brasil.”
O presidente relembrou o acompanhamento das eleições venezuelanas pelo Brasil, ao lado de Colômbia e México. A votação, questionada por instituições internacionais e opositores, culminou na vitória de Maduro, mas sem a apresentação dos registros eleitorais prometidos, o que impediu o Brasil de reconhecer oficialmente o resultado. Lula enfatizou: “Nós fizemos uma nota, junto com a Colômbia, expressando nossa inquietação pela falta de transparência no processo eleitoral.”
A ausência de transparência por parte dos órgãos venezuelanos, sob controle do governo Maduro, contribuiu para a deterioração das relações entre Lula e o líder venezuelano, apesar da histórica aliança entre eles. Segundo Lula, respeitar a soberania é essencial: “Eu não tenho o direito de ficar questionando a Suprema Corte de outro país, porque eu não quero que nenhum outro país questione a minha.”