DESTAQUE

LEGADO E AVANÇOS | Chapa à reeleição de David Almeida e Renato Junior é oficializada

Embalado por elevada popularidade, reflexo das políticas públicas que implantou em Manaus e estão transformando áreas como saúde, educação e infraestrutura, o prefeito David Almeida lançou candidatura à reeleição na noite deste sábado, (18h30), 3 de agosto.

Ao lado de David nesta caminhada está o ex-secretário municipal de Feiras e Mercados e de Infraestrutura, Renato Junior, confirmado como candidato a vice-prefeito pelo Avante e os partidos aliados PSD, MDB, DC e Agir.

A convenção do Avante e partidos do arco de aliança aconteceu no Espaço Via Torres, na Rua Visconde de Porto Seguro, bairro Parque das Laranjeiras. O evento contou ainda com centenas de candidatos às vagas na Câmara Municipal de Manaus. Segundo a organização, mais de 30 mil pessoas estiveram presentes no evento.

Aprovação
A chapa à reeleição chega à campanha eleitoral de 2024 com a gestão reconhecida por inúmeras entregas, muitas históricas.

Educação
Na educação, 346 escolas já foram reconstruídas, entregues completamente novas a alunos e professores. No ensino infantil, a quantidade de vagas de creche foi dobrada, passando de 5.104 para 10.208. Esse era um problema crônico e histórico da cidade, que vem sendo combatido pela gestão David Almeida.

Ainda na educação, valorização dos professores com data-base em dia, progressões efetivadas. Na atual gestão, 3.500 cargos de professor foram criados e outros 2.274 profissionais convocados para ampliar o atendimento da rede. E neste ano, a educação alcançou a maior nota da história municipal, segundo avaliação do Governo Federal (Ideb).

Saúde
Na saúde, Manaus é pela sétima vez seguida a capital com a melhor saúde básica, conforme o ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

O título nacional reflete os investimentos realizados pela atual gestão e que transformaram o setor. Já são 79 unidades de saúde reformadas (UBSs, USFs, policlínicas), oluindo a construção de unidades de grande porte. Essa reestruturação ampliou a cobertura da atenção primária em Marius, de 47%, no início do mandato, para 81,5%.

Infraestrutura
Pelas ruas de Manaus, programas como o Asfalta Manaus estão mudando a cara da cidade. São mais de 3 mil ruas recapeadas, outras 2 mil estão previstas para o restante deste ano, além de viadutos que melhoram a fluidez do trânsito.

Em áreas de risco, a Prefeitura atuou em mais de 30 pontos, todos com problemas de erosão, um trabalho que tem salvado vidas.

Transporte
Após anos de descaso, o transporte público passa por intensa reformulação. Os ônibus voltaram a ter ar-condicionado. Já são 402 veículos novos, que agora também contam com câmeras de segurança, tecnologia que inibe a ação dos assaltantes.

Social
Na Assistência Social, números igualmente impactantes, sobretudo na vida das famílias mais vulneráveis. Destaque para as mais de 2,5 milhões refeições servidas pelos dois restaurantes populares, seis cozinhas comunitárias e dez Pratos do Povo.

Com a reforma de 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dois Creas, o número de famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, que dá acesso a programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, ex-Auxílio Brasil, aumentou 88%. Atualmente 488.905 famílias estão no CadÚnico.

Moradia
Em 2023, o prefeito implantou o maior programa de habitação e regularização fundiária da história de Manaus. O primeiro passo foi recriar a pasta de habitação, que havia sido extinta na gestão anterior.

Sob o comando da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), 17 mil familias serão beneficiadas com moradia nos próximos quatro anos, incluindo lotes no primeiro bairro planejado de Manaus depois de décadas.

Rural, feiras e mercados
No setor primário, os investimentos da atual gestão abrangem toda a cadeia, desde a agricultura familiar, passando pelo escoamento da produção à reforma das feiras e mercados.

No entorno da zona urbana de Manaus, as comunidades agrícolas foram beneficiadas com a entrega de cerca de 400 toneladas de insumos (alevinos, rações, sementes, mudas), além de capacitação e apoio no preparo da terra.

Na cidade, já são 20 feiras e mercados reformados, incluindo uma feira itinerante.
Muitos desses espaços estavam há décadas sem melhorias e na gestão David Almeida, foram reformulados, melhorando o ambiente para permissionários e a população em geral.

Emprego e renda
Fomento ao emprego e renda é outra política pública da atual gestão com grandes resultados. Para citar alguns números, 15 mil empreendedores foram beneficiados com programas e auxilios; intermediação de mais de 20 mil trabalhadores a vagas de emprego, dos quais 16 mil assinando a carteira de trabalho; geração de mais de 5 mil oportunidades com a promoção de 189 feiras de artesanato.

Na área da inovação, 30 mil pessoas foram alcançadas com a política de fomento à startups. Além disso, projeto que era aguardado há quase duas décadas, foi implantado: o Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimicro), uma espécie de incubadora de micro indústrias voltadas ao atendimento do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *