DestaqueSaúde

HPS Platão Araújo implanta Centro de Simulação e Treinamento

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), agora conta com um Centro de Simulação e Treinamento, espaço educacional preparado e equipado para o aperfeiçoamento prático e contínuo das equipes técnicas da unidade.

No local, os profissionais poderão aperfeiçoar suas habilidades, em um ambiente seguro e controlado. O objetivo principal da iniciativa é melhorar ainda mais a segurança e a qualidade do atendimento aos pacientes.

O Centro de Simulação e Treinamento dispõe de um cenário hospitalar completo, com equipamentos como carrinho de parada cardiorespiratória, macas e manequim de alta tecnologia, para replicar, de forma realística, cenários clínicos do dia a dia do hospital.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o espaço é de extrema importância para manter as equipes treinadas continuamente e preparadas para as tomadas de decisões, nas situações de urgência e emergência que atendem todos os dias.

O Centro de Simulação do HPS Platão Araújo faz parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade. O NEP promove treinamentos mensais, visando ao aprimoramento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais que fazem parte do corpo clínico.

As atividades são planejadas conforme a necessidade de atualização de cada área. Recentemente, por exemplo, foi realizado treinamento envolvendo parada cardiorrespiratória, durante o qual os participantes puderam avaliar todos os processos e o papel de cada profissional nesse tipo de ocorrência.

O diretor geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, destaca que os treinamentos estimulam o raciocínio rápido, a tomada de decisão assertiva, a melhor escolha de conduta clínica e a comunicação entre os profissionais da equipe. “O HPS Platão Araújo é uma unidade de emergência, onde o tempo é crucial no atendimento ao paciente. Por isso, investir na educação continuada da equipe é extremamente necessário”, afirmou.

Juliano Botero reforça que o objetivo principal do novo espaço é qualificar os profissionais para o atendimento dos pacientes, entregando sempre eficiência, segurança e humanização. “Todo nosso empenho é para que os pacientes recebam o melhor atendimento”, frisou.

Foto:  Deborah Ferreira / Platão Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *