Gringos lamentam notícia da morte do jornalista Dom Phillips, divulgada pela esposa; veja
Após o jornal inglês The Guardian divulgar que dois corpos foram encontrados amarrados em uma árvore durante as buscas por Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira, realizadas neste domingo (12) no estado do Amazonas, amigos do jornalista se manifestaram nas redes sociais nesta segunda-feira (13). Até o momento, a Polícia Federal não confirmou que corpos são da dupla que está desaparecida desde o dia 5 de junho.
De acordo com a matéria do The Guardian, o embaixador brasileiro no Reino Unido deu a notícia à família de Phillips durante um telefonema na manhã desta segunda-feira.
“Ele disse que queria que soubéssemos que… eles encontraram dois corpos”, disse Paul Sherwood, cunhado de Phillips.
Com a repercussão da notícia no Twitter, diversas personalidades influentes se manifestaram, acreditando que os corpos são de Dom e Bruno, e lamentaram.
A Secretária de Estado para Cultura Digital, Mídia e Esporte De Manchester, Lucy Powell, escreveu que a terrível notícia serve para lembrar o importante trabalho dos jornalistas, que arriscam a vida para contar histórias.
“As maiores condolências às famílias de Dom Phillips e Bruno Pereira. Essa terrível notícia nos lembra o importante trabalho que os jornalistas fazem, arriscando, às vezes, a própria vida, para contar histórias e destacar injustiças ao redor do mundo”, disse Lucy.
O professor de história André Pagliarini também se pronunciou no Twitter e disse: “A esposa de Dom Phillips confirma que seu corpo e o de Bruno Pereira, seu companheiro de viagem e aliado próximo dos povos indígenas da Amazônia, foram encontrados. Que isso traga alguma paz à família, mesmo que sua raiva justa, sem dúvida, nunca diminua”.
O amigo de trabalho de Dom, Tom Phillips, lamentou a morte do jornalista. “Descanse em paz, amigo”.
O caso também está gerando revolta na internet, visto que a Polícia Federal (PF) ainda não confirmou a identidade dos corpos sendo que a esposa de Dom, Alessandra Sampaio, afirmou que se trata do seu marido.
“Notícia absolutamente devastadora hoje do Brasil. Dom e Bruno são heróis. Todo meu amor às suas famílias e amigos – e pela luta para exigir justiça por tantas mortes e desaparecimentos na Amazônia”, disse David Adler.
A política alemã Anna Cavazzini cobrou as autoridades brasileiras para investigar melhor o caso. “Isso é tão horrível. Os jornalistas Dom Phillips e Bruno Pereira, desaparecidos na Amazônia, estão mortos. As mais calorosas condolências às suas famílias. As autoridades brasileiras devem investigar esse assassinato imediatamente e fortalecer a proteção aos defensores do meio ambiente!”.
Deixe seu comentário