AmazonasDestaque

Governo do AM publica novo cronograma de abertura de atividades de cultura, esporte e lazer em Manaus

Manaus – O Governo do Amazonas publicou um novo cronograma de funcionamento das atividades não essenciais em Manaus, no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (24). O Decreto nº 42.550 reformula o cronograma do Decreto nº 42.330, de 28 de maio, que determinou a reabertura gradual do comércio na capital, desde o dia 1º de junho.

Conforme a publicação, as novas determinações valem a partir desta segunda-feira (27). Desta vez, o novo cronograma divide as atividades em cinco ciclos e inclui a abertura de cinemas, brinquedotecas, feiras e exposições, além de aulas do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), entre outros.

O decreto leva em consideração a redução dos números da Covid-19 no Amazonas, que reduziu o número de mortes e de internações nas últimas semanas. Até domingo (26), mais de 3,2 mil pessoas morreram por conta da doença no Estado, e outras mais de 96 mil foram infectadas.

A partir das 7h, do dia 27 de julho:

  • Parques de Diversão, Temáticos (indoor), Aquáticos, de Aventura, Clubes de Campo e Unidades de Conservação, respeitada a ocupação máxima de 50% da capacidade;
  • Casas de Boliches, que funcionarão no período de 16h às 22h, com ocupação máxima de 50% da capacidade;
  • Brinquedotecas, obedecido o limite de 50% da capacidade, com distanciamento de 1,5m entre as crianças, ficando proibido o uso de piscinas de bolinhas e escorregadores do tipo túneis;
  • Eventos sociais, desde que obedecido o limite de 50% da capacidade do local do evento, respeitado o limite máximo de 200 pessoas, com término até meia-noite, além do cumprimento das orientações de distanciamento, higiene, e protocolos estabelecidos pela FVS-AM.

A partir das 7h, do dia 1º de agosto:

  • Convenções comerciais e feiras de exposição, obedecido o limite de 40% da capacidade do local do evento, e respeitado o limite máximo de 500 pessoas no local, além do cumprimento das orientações de distanciamento e higiene já fixadas;
  • Turismo de pesca;
  • Quadras e espaços para jogos de futebol, tais como, campo, society, salão e areia, jogos de voleibol, basquetebol, handebol e outros esportes coletivos, além de pebolim, tênis, tênis de mesa e sinuca, respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade;
  • Cinemas, teatros, circos e espaços culturais, respeitada a lotação de 50% da capacidade;
  • Escolas de dança, que poderão funcionar na modalidade solo, com 50% da capacidade, respeitando-se o distanciamento mínimo de 2m entre alunos e professores.

A partir do dia 3 de agosto:

  • Retorno das atividades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A partir das 7h, do dia 10 de agosto:

  • Atividades dos Centros de Atendimento à Família e Idosos, com as seguintes recomendações: funcionamento no período de 07h às 15h (segunda à sexta-feira), funcionar mediante agendamento, respeitada a ocupação máxima de 50% da capacidade, proibição de qualquer prática de atividades coletivas;

A partir das 7h do dia 1º de setembro:

  • Clubes de dança e esportes de combate (Artes Marciais).

O Decreto 42.550 determina, ainda, que a utilização dos estacionamentos de shoppings fique limitada a 75% da capacidade. Permanece suspensa a realização de eventos, promovidos pelo Governo do Estado do Amazonas de qualquer natureza, incluída a programação dos espaços culturais públicos.

Segundo o governo, a autorização para o funcionamento dos estabelecimentos poderá ser revista, a qualquer tempo, com base nos indicadores técnicos, relativos ao tema, tais como, a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, a taxa de transmissão do vírus, a ocorrência de novos casos e demais dados epidemiológicos ou, ainda, em caso de descumprimento das medidas e condições estabelecidas nas normas aplicáveis.

Grandes eventos e shows

O novo decreto divulgado pelo governo não prevê a realização de shows ou grandes eventos sociais com mais de 200 pessoas. Ficam autorizadas apenas as apresentações de artistas ao vivo em restaurantes, bares, eventos sociais, espaços culturais e orquestras, respeitando-se o distanciamento mínimo de 1,5m entre os músicos e de 2m entre os músicos e os clientes, com limite máximo de 200 pessoas.

Sandy e Júnior realizaram show em Manaus em setembro do ano passado. — Foto: Rickardo Marques/G1 AM

Sandy e Júnior realizaram show em Manaus em setembro do ano passado. — Foto: Rickardo Marques/G1 AM

Redução da Covid-19 no AM

Depois do pico de casos de Covid-19 no Amazonas em maio, quando o sistema público de saúde entrou em colapso, o estado tem apresentado redução nos números de novos diagnosticados e mortos. Neste domingo (26), o total de infectados pela doença passou de 96 mil, e o número de mortes ultrapassou 3,2 mil.

Para explicar o cenário no estado, especialistas apontam como uma das explicações a “imunidade de rebanho” – estratégia que parte do princípio de que, uma vez que grande parte da população já tenha sido infectada, indivíduos ainda vulneráveis têm menor chance de contágio.

O hospital de campanha de Manaus, administrado pela prefeitura, e o Hospital de Combate à Covid-19, do governo estadual, que foram abertos durante a pandemia, já fecharam as portas por conta do baixo número de internados.

Manaus foi a primeira capital do País a reabrir escolas, autorizando o retorno das aulas apenas na rede privada de educação. As atividades não essenciais na capital voltaram a abrir no dia 1º de junho, conforme plano do governo realizado por meio de quatro ciclos – este último iniciado em 16 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *