Dnit lança licitação quase bilionária para novo porto da Manaus Moderna
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início ao processo de licitação para a construção do novo porto da Manaus Moderna, localizado no Centro Histórico da capital amazonense. O investimento estimado é de R$ 974,6 milhões, conforme o edital publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (16).
A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções e visa transformar a infraestrutura portuária da cidade, reforçando o papel da Manaus Moderna como um importante eixo logístico e turístico às margens do Rio Negro.
Segundo o edital, a licitação contempla a contratação de empresas para elaboração dos projetos básico, executivo e “as built” de engenharia, além da execução das obras da nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4).
Leia mais: Amazonas está em lista de estados que registraram mais de 41 mil crimes ambientais
Estrutura modernizada
O novo porto deverá melhorar significativamente o acesso de passageiros e o transporte de cargas na região central da cidade. O projeto prevê a realização de aterros para ampliação da área, construção de dois terminais de carga e um terminal de passageiros, além de guaritas, áreas de apoio e espaços comerciais como restaurantes.
A proposta foi apresentada pelo DNIT durante uma audiência pública realizada em junho de 2024 na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Um ano depois, o governo federal dá o próximo passo com a abertura da concorrência pública para contratação das obras.
Atual cenário portuário
Atualmente, a região do Centro Histórico de Manaus conta com o terminal da Manaus Moderna e o cais do Roadway. Já o Cais das Torres está interditado devido a um colapso estrutural. Com a construção do IP4, a expectativa é reforçar a estrutura logística da capital e oferecer melhores condições para o escoamento de mercadorias e o tráfego de passageiros.
A nova instalação deve ainda fomentar o turismo regional e valorizar o entorno da Manaus Moderna, que concentra intenso fluxo comercial e grande importância histórica para a cidade.