David prevê vitória de Omar Aziz para governador: “É uma eleição de um turno”
Ao rechaçar, mais uma vez, que seja candidato ao governo do Amazonas em 2026, o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que, se levados em consideração os números da pesquisa que mostram empate entre ele e o senador Omar Aziz (PSD), o pleito se define no 1º turno. “É uma eleição de um turno”, disse, nesta quarta-feira (9), ao se referir à percentagem de 28% para cada um, com o prefeito entregando a sua fatia eleitoral para Omar. David demonstrou incômodo ao ser incluído na sondagem.
Pedido
“Vou fazer um apelo para que os donos de instituto de pesquisa não coloquem meu nome”, pediu David Almeida. “Eu não sou candidato”, reforçou, sustentando que apoia Omar Aziz para o governo, e reafirmando a parceria com o senador Eduardo Braga (MDB).
Promessa
Ao SIM&NÃO, na edição de 23 de janeiro, o prefeito afirmou que não renunciará ao mandato para disputar o Executivo Estadual, e declarou: “Eu, Omar e Braga temos compromisso e alinhamento político”.
Corrida
A Pesquisa Real Time foi realizada entre os dias 2 e 5 deste mês. Nela, David e Omar aparecem com 28% das intenções de votos, e a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), ex-candidata a vice-prefeita na chapa de Alberto Neto (PL), aparece com 16%.
Celebração
Maria do Carmo comemorou os resultados da pesquisa. “Confirma o que a gente percebeu nas ruas, durante a eleição passada: o desejo de mudança. Eu nunca tive cargo político e já apareço bem colocada, junto a políticos com mandato, e que estão na política há anos”, declarou à coluna.
Margem
A empresária admitiu que ainda é desconhecida “em muitos lugares”, mas destacou que tem “margem de crescimento”: “Diferente dos meus possíveis adversários, que mesmo sendo políticos com mandato, tem uma rejeição alta. Acredito que plantamos uma semente que vai dar bons frutos em 2026”.
Articulação
O vice governador Tadeu de Souza (Avante) deu mostras da sua articulação política no interior, ontem, ao visitar São Paulo de Olivença, no Alto Solimões, durante a terceira jornada de cirurgias oftalmológicas.
Cicerone
A ação de saúde deve contemplar 500 pacientes com catarata e pterígio. Tadeu foi recebido e cumpriu agenda ao lado do prefeito da cidade, Gibe Martins, que é filiado ao União Brasil, do governador Wilson Lima.
Salvem as onças
“Só não agredi ele porque hoje ele veio de onça, e eu não faço maus-tratos com os animais. Eu respeito muito a onça pintada”. Do vereador Aldenor Lima (União), no plenário da Câmara, em mais um episódio da briga com o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos). Guedes, ontem, compareceu à Casa com meia e gravata de “onça”.
Cinco minutos
Em resposta, nas redes sociais, Rodrigo Guedes respondeu que não iria descer ao nível do colega, mas alfinetou, dizendo que Aldenor “não aguenta cinco minutos na mão”. E ainda provocou ao dizer que “não precisa pedir autorização da mulher pra nada”.
Provocação
Após todos os acontecimentos de terça, que geraram denúncias formais de ambas partes, na sede da PF, Guedes continuou insistindo para que Aldenor assinasse a “CPI dos Empréstimos”, o que não ocorreu.