Com nova onda de calor, Brasil deve registrar temperaturas de até 43°C nesta semana
Na última semana do inverno, uma onda de calor vai se espalhar por inúmeros estados no Brasil. Os termômetros devem se aproximar dos 40 ºC e, em algumas regiões, é possível que a temperatura chegue até os 45 ºC .
O calor atípico no Brasil será provocado por um fenômeno conhecido como bolha de calor, domo de calor ou ainda cúpula de calor.
A previsão até a próxima sexta-feira (22/09), é de até 37°C e 39ºC, respectivamente, com tendência de alta. Se confirmadas, as marcas vão registrar novos recordes de temperatura para essa época do ano.
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Clima Tempo, um bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias ao país e fortalecer o ar seco, resultando no calorão. Com exceção do Rio Grande do Sul, onde deve haver continuidade de chuvas significativas.
“O calor será frequente e intenso, sobretudo no interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte da Região Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas”, completa o órgão.
Confira a previsão do tempo por região
Norte
O clima nas capitais de Rondônia e Tocantins fica entre 36°C e 39°C entre esta segunda-feira (18) e sexta-feira (22). Segundo o Inmet, apesar do calor, há previsão de pancadas de chuvas nos primeiros dois dias da semana.
Já nos estados do Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, a temperatura varia entre 35°C e 38°C, também com previsão de chuva em algumas cidades.
Nordeste
No nordeste, o clima varia um pouco. Enquanto no Piauí a previsão é de 39°C durante a semana, a temperatura mais alta prevista para a região, em Pernambuco os termômetros batem 28°C, com possibilidade de chuva isolada.
No Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia, as temperaturas variam entre 29°C e 35°C.
Centro-oeste
A região Centro-oeste é a que deve registrar a temperatura mais alta da semana, com previsão de até 43°C em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O calorão está previsto para a quinta-feira (21) e não há previsão de chuva. Os próximos dias na região ficam em torno dos 40°C.
Já em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, as temperaturas variam entre 33°C e 41°C.
Sudeste
No sudeste, a maior temperatura deve ser registrada no Rio de Janeiro, com previsão de 37°C e tendência de alta, principalmente na sexta-feira (22), assim como em São Paulo.
No Espírito Santo e em Minas Gerais, os termômetros ficam entre 29°C e 32°C.
Sul
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também vão registrar calor, mas nada que deva bater recorde de máxima. Segundo o Inmet, as temperaturas entre segunda-feira (18) e sexta (22) ficam entre 30°C e 35°C.
As chuvas intensas, que culminaram na tragédia nas últimas semanas no Rio Grande do Sul, devem continuar. “As pancadas podem vir com trovoadas, granizo e rajadas de vento de forte intensidade”, explica a meteorologista.