Calor e densa fumaça colocam Manaus em alerta nesta terça-feira
Muito calor, uma densa fumaça e um cheiro forte de queimada invadiram Manaus nesta terça-feira(5). A Defesa Civil enviou um alerta para a população se proteger.
A fumaça chegou ainda na madrugada, acompanhada do forte cheiro de queimada. Dona Angélica, moradora do bairro Santo Antônio, na zona oeste da capital, conta que acordou com o cheiro forte acreditando que podia estar ocorrendo algum incêndio.
“Acordei assustada porque achei que alguma coisa na minha casa estava pegando fogo. Além do calor, que me fez acordar, olhei pela janela e vi muita fumaça, além do cheiro de queimado”, disse a moradora.
A Defesa Civil enviou um alerta à população informando a possibilidade de baixa umidade do ar na região de Manaus. Além disso, o alerta pede que o plano de contigência seja seguido e em casos de emergência, as pessoas devem ligar no 199 ou 193.
A fumaça pode ter sido causada por incêndios florestais. Uma alta concentração de CO2 (dióxido de carbono), que pode ter sido ocasionado por queimadas, foi registrada no sul do Amazonas, próximo ao município de Novo Aripuanã, na região do médio Madeira, e também na região do município de Apuí.
A umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20%, nesta terça-feira. A previsão para os próximos dias é de clima severo e calor excessivo com temperaturas que podem chegar a 38 graus e sensação térmica de 42 graus.
O calor excessivo pode trazer riscos para saúde como desidratação, insolação, problemas no aparelho respiratório, problemas de pele e pressão.
Em dias de forte calor, especialistas recomendam ingerir líquidos para repor sais minerais, evitar tomar sol entre as 10h e às 16h; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar com fator de proteção adequado, fazer exercícios durante as horas mais frescas do dia, dentre outros.