Após apresentação de atestado, Aziz convoca reverendo para perícia
O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), reagiu ao pedido do reverendo Amilton Gomes de Paula para faltar a seu depoimento apresentando atestado médico e convocou o religioso para perícia médica no Senado Federal, para comprovar se ele realmente não tem condições físicas de depor.
Em resposta ao pedido de Aziz, o Serviço de Junta Médica do Senado convocou Amilton Gomes a comparecer à perícia às 15h desta terça-feira (13). “O Sr. Amilton Gomes de Paula deverá trazer toda a documentação relacionada ao caso: exames laboratoriais e de imagem, relatórios médicos”, escreve no pedido o presidente da Junta Médica do Senado, Bruno Andrade Jess.
reverendo, que é presidente da Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), tem depoimento à CPI marcado para esta quarta-feira (14). A cúpula da CPI investiga a participação dele na compra de 400 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca por meio da empresa Davati.
Segundo documentos reunidos pelos senadores da CPI, ele ainda teria tido o aval do ex-diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz, para participar das tratativas.
A negociação foi alvo da última denúncia de corrupção na compra de vacinas no governo Bolsonaro, depois que o representante da Davati, Luiz Dominguetti, afirmou que o ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias teria pedido propina de US$ 1 por dose comprada.
O episódio também trouxe suspeitas porque a Astrazeneca negocia diretamente com o governo e não trabalha com intermediárias, como a empresa Davati e seus representantes alegam ser.
A próxima reunião da CPI no Senado será nesta terça-feira (13) para ouvir o depoimento de Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos.
Veja a agenda da CPI nos próximos dias
Terça-feira (13) – Emanuellle Medrades
Quarta-feira (14) – Reverendo Amilton Gomes de Paula
Quinta-feira (15) – Coronel Marcelo Blanco
Sexta-feira (16) – Cristiano Carvalho (Davati)
Terça-feira (20) – Deputado federal Ricardo Barros.
Fonte: noticias.r7.com
Foto: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO