Alberto Neto rebate Amom Mandel sobre insinuações a respeito de liberação de ‘emendas Pix’
O deputado federal Capitão Alberto Neto utilizou suas redes sociais para rebater insinuação do também deputado feral Amom Mandel sobre recebimento de “emendas Pix”. Ao todo, foram R$ 5,2 bilhões liberados, na semana passada pelo presidente Lula (PT), valor representa um recorde histórico.
Até então, esses recursos, um dos preferidos dos congressistas, estavam zerados e a liberação repentina foi apontada como uma forma de comprar os deputados para aprovação da reforma da previdência. No entanto da bancada do Amazonas Alberto Neto foi o único que votou contra a proposta.
O deputado federal Amom Mandel se manifestou nas redes sociais no último sábado (8) e disse que a população tem que fiscalizar os parlamentares que tem recursos empenhados para serem pagos pelo governo federal na chamada transferência especial. Ele apontou um ranking de parlamentares do PL que mais teriam recebido recuso e Alberto Neto estava no meio.
“É importante que a população fiscalize todos os deputados que pediram os PIX e receberam no pagamento recorde de Lula. O PL foi o partido que mais recebeu emendas nessa modalidade. Usar o modelo em si não é errado, mas é preciso sempre ter transparência no mandato”, escreveu
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado bolsonarista se manifestou também no Twitter para dizer que Amom é jovem e não conhece ainda todos os processos da Câmara dos deputados.
Vale destacar que como o Orçamento de 2023 foi aprovado em 2022, as emendas também foram apresentadas pelos deputados e senadores da legislatura passada, muitos deles que não se reelegeram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As emendas Pix, por outro lado, estão incluídas nas emendas individuais, às quais cada deputado e senador têm direito. Entretanto, ao contrário das emendas tradicionais, elas não tem um carimbo do destino, como “custeio de unidades de saúde” ou “aquisição de equipamentos escolares”. O dinheiro vai para a conta de prefeituras e governos estaduais, que decidem por conta própria o que farão.
“É normal o Deputado ainda não ter conhecimento de todos os processos da Casa Legislativa. Emenda impositiva, são recursos que nós Deputados e Senadores fazemos o direcionamento ao estado que representamos e seus municípios. Os recursos em questão foram aprovados em 2022, o que explica o nome de deputados não reeleitos na lista. Agora estão liberados para governos e prefeituras, conforme manda a legislação. Não existe essa história de ter recebido emenda para votar em matérias específicas dentro da Câmara. O Deputado é jovem e certamente vai aprender, terá a oportunidade de destinar emendas impositivas para o Amazonas”, rebateu o Capitão.