Ação do Governo entrega mais de 300 toneladas de pescado a famílias no interior e na capital
Manaus deu início à Semana Santa com uma grande ação social promovida pelo Governo do Estado do Amazonas. Foram entregues 305 toneladas de pescado a mais de 500 instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas em todo o estado.
A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Wilson Lima, que destacou o caráter social e econômico da iniciativa.
Além da doação para instituições, o Governo do Estado também está subsidiando a venda de pescado em pontos estratégicos de Manaus, com preços abaixo do mercado. A partir desta quarta-feira (16), a população poderá comprar peixes como tambaqui, pirarucu e matrinxã nos seguintes locais:
- Arena Amadeu Teixeira
- Centro Cultural Povos da Amazônia
- Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Núcleo 8, Cidade Nova)
A iniciativa, já tradicional no período da Semana Santa, une solidariedade e valorização da produção local, promovendo dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade e impulsionando a economia regional.
Entre as instituições contempladas está a Associação Comunitária de Catalão, no município de Iranduba. Kliciane Inês Ferreira, 33 anos, moradora do Novo Catalão, conta que esta é a segunda vez que a comunidade participa da ação.
Também foram contemplados os povos indígenas, por meio da Associação Indígena Raimundo Mura, liderada pela cacica Zildan Mura, de 49 anos, moradora do bairro Monte das Oliveiras. Ela destacou a importância do benefício para os povos originários.
No bairro Jorge Teixeira, o Instituto Mulheres Soberanas também foi beneficiado. Patrícia Pinto Gomes, assistente social de 32 anos, representa a entidade, que há nove anos atua na promoção da dignidade de mulheres em vulnerabilidade social.
“Estamos recebendo 80 peixes para distribuir entre cerca de 200 mulheres que participam do grupo. Elas ficam muito felizes. Quem não ficaria em poder oferecer um peixe à família nessa data tão simbólica?”, destacou Patrícia.
Outra instituição participante foi o Instituto Bem-Estar Luiza, no bairro Cidade Nova. A assistente social Maísa Costa, 56 anos, chegou cedo à entrega e comemorou o apoio.
A ação integra a estratégia do Governo do Amazonas para garantir que nenhuma mesa fique sem alimento neste período, promovendo solidariedade e inclusão social. Além das doações, o estado também está subsidiando a venda de pescado a preços acessíveis em três pontos estratégicos da capital, fortalecendo ainda mais o acesso ao alimento e o apoio aos produtores locais