Sistema ‘Defesa Civil Alerta’ envia notificação durante teste de demonstração
O Amazonas contará com a tecnologia Defesa Civil Alerta, que tem como objetivo emitir informações sobre riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e outros desastres, por meio da telefonia celular. Neste sábado (20), os municípios de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba receberam alertas de demonstração do Governo Federal.
De acordo com o coordenador de Alerta e Inovação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Ricardo Branco, o serviço complementa outras ferramentas já disponíveis de alerta de emergência, contribuindo para a prevenção e a minimização dos impactos causados por desastres. O objetivo é avisar e orientar a população que esteja em localidades com risco.
Segundo ele, até o fim deste mês todo o Estado contará com a nova tecnologia, que emitirá alertas sobre a iminência de desastres naturais ou provocados pelo homem, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
“Teremos dois tipos de alertas: o extremo e o severo. O primeiro é o nível máximo, caracterizado por ameaças graves à vida ou ao patrimônio, exigindo medidas imediatas de proteção. O segundo indica risco elevado, mas com mais tempo para que a população possa se proteger”, destacou Branco.
Sinal sonoro
O coordenador explica que, no caso do alerta extremo, a mensagem acionará um sinal sonoro semelhante ao de uma sirene, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Já no alerta severo, o som será um “beep” parecido com o de SMS, que não tocará no modo silencioso.
“Esse é um serviço que vem para complementar os já existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Os alertas de emergência serão enviados a todos os celulares localizados em áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil”, acrescentou.
Alertas de demonstração
Neste sábado (20), a partir das 15h, 28 municípios dos sete estados da Região Norte receberão alertas de demonstração, como forma de mostrar o funcionamento do sistema na prática e marcar a implementação da tecnologia na região.
Os alertas serão enviados pelas defesas civis estaduais às cidades selecionadas, após comando do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que estará no Amapá.
Receberão os alertas de demonstração os municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho, no Amapá; Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba, no Amazonas; Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão, no Acre; Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí, no Pará; Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza, em Roraima; Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã, no Tocantins; e Porto Velho, Ji Paraná, Ariquemes e Vilhena, em Rondônia.