DestaqueEducação / Tecnologia

ENEM 2024 tem questão sobre Festival de Parintins e Isabelle Nogueira comemora: “motivo de orgulho”

Mesmo em viagem pela Europa, Isabelle Nogueira, ex-participante do Big Brother Brasil 24 e conhecida por representar a personagem Cunhã-Poranga do Boi Garantido, não deixou de demonstrar seu entusiasmo ao ver que o Festival de Parintins, uma das maiores expressões culturais da região Norte, foi tema de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024. A primeira etapa da prova foi realizada no domingo, 3 de novembro, e trouxe a tradicional festa dos bois-bumbás para o centro das atenções dos estudantes de todo o país.

A dançarina, que atualmente está em Madri, Espanha, usou as redes sociais para compartilhar sua alegria com os seguidores. “FESTIVAL DE PARINTINS, QUESTÃO DO ENEM! Pra mim é motivo de orgulho e avanço no território cultural!”, escreveu Isabelle em uma publicação no Stories do Instagram, junto de uma foto que exibia a questão completa da prova.

Outro ponto que chamou a atenção dos candidatos foi uma questão da prova de Linguagens que trouxe uma referência a um artigo sobre o vocabulário regional do Amazonas. O texto, publicado em 2011, discutia o livro Amazonês e camisetas ilustradas com termos típicos do estado, com o objetivo de preservar e divulgar expressões locais. Na pergunta, os estudantes foram desafiados a identificar o objetivo comum das duas iniciativas, focando no esforço de valorização e difusão da cultura amazônica.

O doutor em linguística e e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sergio Freire, que é autor do livro Amazonês citado na questão, também comemorou. “Linguagem amazonense no ENEM 2024. Olha o Amazonês aí”, disse.

A presença de temas regionais e culturais no ENEM é um indicativo da busca por uma educação que represente a diversidade do país, indo além dos temas comumente abordados em provas de abrangência nacional.

O Festival de Parintins, realizado anualmente no Amazonas, representa a rica tradição do folclore amazônico com a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, que trazem ao público uma imersão cultural em meio a apresentações de dança, música e uma produção visual grandiosa. Isabelle espera que esse tipo de visibilidade nacional inspire mais jovens a conhecer e valorizar a cultura nortista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *