AmazonasDESTAQUE

Seca: Rio Negro continua caindo e se aproxima de marca histórica de 2023

Neste sábado (7), o nível do rio Negro em Manaus foi registrado em 18,49 metros, apontando uma queda preocupante de mais de 1,5 metro nos primeiros seis dias de setembro. Na medição realizada na sexta-feira (6), o rio já havia atingido a marca de 18,75 metros, acentuando ainda mais o cenário de estiagem severa na região.

A cota mais baixa já registrada do rio Negro ocorreu em 26 de outubro do ano passado, quando o nível chegou a 12,70 metros. As informações são de acesso público no site do Porto de Manaus, que monitora as medições diárias.

Seca

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a variação diária do nível do rio na capital amazonense está na ordem de 25 centímetros, com o nível atual encontrando-se 2,60 metros abaixo da média histórica para esta época do ano.

Outros municípios ao longo do rio Negro também enfrentam quedas contínuas. Em São Gabriel da Cachoeira, o nível desceu cerca de 4 centímetros por dia nos últimos dias, enquanto em Tapuruquara a redução foi de 7 centímetros, e em Barcelos, 12 centímetros diários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *